ELO7

DIY | FUXICO

Oi gente!!!
Hoje é o primeiro post sobre artesanatos aqui no blog. E para começar, vou ensinar vocês fazerem os famosos fuxicos, que nada mais é você pegar retalhos de tecidos e dar a eles formatos redondinhos que você pode usar para fazer muitas coisas.
Com esses fuxicos, eu estou fazendo uma colcha e está ficando linda. Assim que terminar venho mostrar à vocês, ok?

Vamos lá?
Bom, para fazer o fuxico, você vai precisar de:

  • Tecido (retalhos)
  • Tesoura
  • Uma rodela de papelão
  • Linha
  • Agulha
  • Canetinha
O tecido pode ser de qualquer jeito, os estampados ficam mais bonitos. Só não gosto muito dos de algodão, acho meio chato na hora de alinhavar, sabe?

Coloque a rodela de papelão sobre o seu tecido e risque. O meu tem 12cm de diâmetro. Quanto maior a rodela, maior o fuxico.
Aqui está seu tecido com a marca da rodela.

E aqui já está ela cortada. Agora vamos dar o formato ao fuxico.

A minha dica é, colocar ao menos uns 30cm de linha na agulha e claro que a cor da linha deve ser a mesma ou a mais próxima possível da cor do tecido que você escolheu. Se você preferir um tecido estampado, escolha para a linha a cor que mais predomine no tecido, ok?

Outra dica indispensável para você fazer fuxico, é fazer uma pequena dobra na beirada do tecido. Pegue e dobre para dentro para poder alinhavar, assim, quando o fuxico estiver pronto, não vai ficar a mostra a parte desfiada do tecido (sim, alguns tecidos desfiam e se você não fizer isso, vai ficar muito feio).

Feito a dobrinha, comece alinhavar de dentro para fora. Faça isso por toda a volta.

Depois de alinhavado, esse fica assim.

Depois de alinhavado, você precisa puxar a linha, mas com cuidado para que ela não arrebente. Puxe-a, até que o miolo se feche como na foto acima.

Outra dica que dou, é você pegar a agulha e ir contornando todo o miolo do fuxico. Dessa forma ele fica mais fechadinho e com um bom acabamento.

Feito o contorno com a linha, você pode reparar que o miolo fica perfeito, bem fechadinho e não fica torto. Agora é só você arrematar dando um nozinho bem suave para que não apareça.

E aqui está seu fuxico pronto. Você pode optar por colocar algum detalhe no miolo, o que deixa seu trabalho mais delicado ainda. Como eu disse no começo do post, estou fazendo uma colcha e por esse motivo, não estou pondo nada no miolinho deles.
Agora, vejam como está ficando o meu trabalho de fuxico:



Viram só. Fica lindo e você pode fazer decorações, detalhes em roupas, bolsas, sapatos, itens para a casa, etc. Eu adoro fazer e assim que eu terminar a minha colcha, venho mostrar para vocês como ela ficou. Ah, estou misturando fuxico e crochê que é outra coisa que eu amo fazer!!!

E aí, gostaram do DIY de hoje?
O que querem aprender no próximo post?

Nenhum comentário :

Postar um comentário